PRIMAVERA E O NOSSO CANTINHO DA NATUREZA


Serão precisamente 16h15 quando publicar este artigo.
E não é ao acaso. É precisamente a essa hora que podemos dizer adeus ao Inverno.
O equinócio de primavera [que é como quem diz, quando o sol passa no quadro celeste, um dos eixos que circula a Terra] dá-se, este ano, às 16h15.

A primavera é um tempo de enorme alegria para todos. Sobretudo para as crianças portuguesas que, geralmente com pais hiper protetores e especialistas em medidas anti-frio, tem muito poucas oportunidades para estar em contacto com a natureza nos meses de Inverno.

A pedagogia Montessori, sobre a qual já tive a oportunidade de conhecer um pouco mais a partir dos workshops da psicóloga Sylvia Sousa [e que podes descobrir aqui], aborda de uma forma muito profunda estas questões.

De acordo com Maria Montessori, no livro " A Mente Absorvente", as crianças possuem qualidades inatas e são exploradoras pelo que, na minha opinião, o mundo que as rodeia é o principal instrumento de aprendizagem. 

Não precisam de muitos brinquedos nem de muitos estímulos.
O convite à contemplação e exploração do mundo é mais do que suficiente para fazer os nossos filhos crescer de forma justa, harmoniosa e afetiva para que, seguindo os princípios montessorianos, possamos construir um novo mundo e a paz.

A nossa Mesa da Natureza improvisada

A lupa é um elemento essencial para a observação

Depois de os observar, devolvemos os animais à natureza

No workshop de introdução à pedagogia Montessori dos 3 aos 6 anos que fiz com a Sylvia, fiquei especialmente apaixonada pela Mesa da Natureza. 

[Não fosse eu ter um filho verdadeiramente apaixonado pela natureza!]

A Mesa da Natureza mais não é que um local onde colocamos objetos da natureza - que apanhamos nos nossos passeios em família ou que os miúdos trazem da escola - e onde, mais tarde, podemos regressar para fazer as nossas observações. Temos, por isso, sempre uma lupa disponível!

Para além de flores, sementes e frutos os meus filhos gostam de trazer pequenos animais para este cantinho.  É sempre com grande esforço que os devolvemos à natureza, mas até aqui temos uma oportunidade de os fazer crescer. :)

A Pedagogia Montessori sugere que esta Mesa da Natureza seja alterada ao longo do tempo e que represente as estações do ano. Por isso este fim-de-semana estivemos em mudanças.

Quem mais vai criar um cantinho assim aí em casa?
Fico à espera de partilhas


Comentários

Enviar um comentário