LIVROS INFANTIS: O NOSSO TOP10


Começo por vos dizer que o título deste post é muito pouco fiável.
Na verdade, o que hoje vos proponho não pode ser considerado o top 10 cá de casa uma vez que, se assim fosse, teríamos de incluir nesta lista muitos dos contos tradicionais (nada bate Branca de Neve ou a Lebre e a Tartaruga). 
Os contos tradicionais são um lugar seguro - eu diria mesmo, obrigatório- onde as nossas crianças podem projetar dilemas e emoções da sua própria vida. Um dia, está prometido, falo-vos do porquê destas minhas afirmações [tenho a certeza que, para tal, posso contar com a ajuda da minha querida amiga Maria Andresen que acaba de lançar um projeto sobre o papel da psicologia no desenvolvimento infantil].

Enquanto os contos infantis ficam na gaveta das nossas conversas, que tal pormos em cima da mesa estórias mais contemporâneas vindas de toda a Europa? Os livros que se seguem são os mais repetidos cá em casa [acho que quase que os podia ler de olhos fechados]. 
Por regra, leio um livro aos meus filhos antes de irem para a cama. Às vezes a mesma história para os dois, outras vezes  - quando a hora e a minha paciência permitem - uma para cada um.

Quem escolhe o livro são eles. Existem apenas duas regras: escolher uma das opções que lhes coloquei no cesto [sigo as orientações montessorianas de ir rodando os livros disponíveis para que estes sejam adequados ao momento de desenvolvimento da criança e do mundo que a rodeia] e selecionar um livro com narrativa [isto porque o meu filho mais velho tende sempre a escolher livro de cariz informativo, como atlas do mundo ou dos animais 😅]. 


(PS- Desculpem a formatação - ou a falta dela - mas ainda sou uma caloira nisto)



Os cinco sentidos são chamados
Partilhar? O que é isso?

Explicar o amor? Aqui está.

As tecnologias são bem-vindas.


Uma saga Ú-N-I-C-A


Juntos somos melhores, verdade?


Sabes, nem tudo é preto no branco.

Perfeito para os mais pequenos.

Um autor obrigatório.
O nosso NÚMERO 1. E é só :)








Boas leituras e até amanhã,


Comentários